Swipe to the left

Sinusite: como evitar as crises?

Sinusite: como evitar as crises?
Por Rogério 26 de junho de 2023 496 Visualizações Sem comentários

A chegada do outono e inverno acarreta queda da umidade do ar e das temperaturas. E juntamente com este clima mais frio, também aparecem as doenças respiratórias comuns das estações, como a temida sinusite. 

Caracterizada pela inflamação dos seios da face, ela se assemelha a um quadro gripal, pois provoca congestão e secreção nasal, espirros, tosses e dores de cabeça. Além desses sintomas mais frequentes, é possível que a pessoa também apresente febre, dor nos olhos e nos dentes, cansaço e secreção de cor amarela ou verde. 

Tipos de sinusite

Os incômodos são os mesmos, mas há dois tipos de sinusite, que se caracterizam devido à sua causa. Os casos mais comuns são da sinusite viral, que é causada por algum tipo de vírus e pode ser tratada com anti-inflamatórios, com os sintomas desaparecendo em cerca de duas semanas. 

Já a bacteriana é mais complexa e resistente, pois é ocasionada por bactérias. O tratamento envolve antibióticos e pode se estender por mais tempo do que a viral. A alérgica, por fim, tem como agente principal os diversos tipos de alérgenos, como pólen, perfume, produtos químicos, fumaça, poeira, entre outros. Para tratar, normalmente são utilizados medicamentos antialérgicos, analgésicos e sprays nasais.

Prevenção e tratamento

A sinusite pode afetar a vida de diversas maneiras, interferindo no bem-estar e na qualidade de vida como um todo. No entanto, com algumas mudanças comportamentais, é possível controlar este problema. Confira a seguir, algumas formas de evitar a sinusite e aliviar os sintomas.

  • Lavagem nasal

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir e tratar a sinusite é a lavagem nasal, que deve ser feita com soro fisiológico ou água morna e uma seringa sem agulha. Com a devida pressão, faz-se o líquido passar de uma narina para outra, fazendo a limpeza. Este procedimento, além de aliviar o sintoma e contribuir para a recuperação, elimina as partículas e microrganismos causadores da doença.

  • Utilizar produtos de qualidade

Sempre com orientação médica, quem sofre com sinusite precisa utilizar determinados medicamentos próprios. Porém, é necessário que os mesmos sejam de qualidade, para que os resultados sejam eficientes. Um dos exemplos de produto eficaz é o descongestionante nasal da Farmácia Floracea, que, a partir da aplicação, começa a agir em 30 segundos, trazendo mais conforto aos usuários.

Ao ser aplicado, o produto reduz todo o inchaço nas membranas, aliviando a congestão nasal ocasionada pelas sinusites, rinites e quadros gripais. Sua ação tem a duração de até seis horas e deve ter um intervalo de aplicação entre quatro a seis horas.

  • Cuidados com o ambiente

Um local livre de poluição pode evitar diversos incômodos, principalmente os relacionados à sinusite. Por isso, manter todos os cômodos limpos, livre de poeira, ácaros, pelos de animais e qualquer outra substância que possa desencadear a sinusite, é de extrema importância para deixá-la bem longe. 

Controlar a sinusite é investir na qualidade de vida

Manter os seios nasais limpos e saudáveis pode ganhar proporções muito grandes na questão do bem-estar. E nessa busca por mais saúde e combate à sinusite, vale ressaltar a importância de um acompanhamento médico para que todos as ações sejam feitas de modo seguro e assertivo.