Swipe to the left

Pronto, fiz 40 anos! É possível começar hábitos saudáveis só agora?

Pronto, fiz 40 anos! É possível começar hábitos saudáveis só agora?
Por Rogério Biopharma 23 de novembro de 2023 220 Visualizações Sem comentários

Quando o assunto é bem-estar, há muitos equívocos gigantescos. Dentre eles, acreditar que depois de uma determinada idade você está "velho demais" para se preocupar com sua saúde. Sabe-se que os hábitos da nossa juventude possuem um forte impacto em como se desenvolve nosso corpo no futuro, mas mesmo que tenha chegado a uma idade mais madura sem ter cuidado bem do seu corpo, nunca é tarde demais para buscar um estilo de vida melhor. Esse estigma vinculado ao marco dos 40 anos não faz o menor sentido em uma sociedade no qual a expectativa de vida é quase 80 anos, ou seja, o dobro de translação da terra ao redor do sol. E certamente, desistir de tentar ter uma vida saudável em qualquer idade é insustentável, mesmo com uma visão equivocada de que não trará benefícios – não se cuidar ainda causará prejuízo.

 

Com o envelhecimento observamos uma perda de massa muscular e óssea, alterações no sistema imunológico, cardiovascular e o surgimento de algumas doenças crônicas. Mas mesmo aos 80 anos, em casos de pessoas com diabetes, doenças cardíacas, entre outros, a adoção de hábitos saudáveis está relacionada a aumentar a expectativa de vida.

 

Um dos maiores problemas atuais com a correria do dia a dia é a alimentação. Cada vez mais consumimos produtos industrializados, que possuem pouco ou nenhum nutriente necessário para um corpo saudável. É essencial repor esses nutrientes por meio de suplementos. Existem suplementos para ganhar massa muscular, para emagrecimento e vitamínicos. São recomendados suplementos no caso de pessoas que fazem atividade física intensa, mulheres que pretendem engravidar ou entraram na menopausa, vegetarianos estritos, crianças de mães desnutridas, entre outros casos. Seja qual for a sua necessidade, os suplementos também mostram uma melhora significativa na imunidade.