Swipe to the left

Guaco: conheça as propriedades desse aliado no combate às gripes e resfriados

Guaco: conheça as propriedades desse aliado no combate às gripes e resfriados
Por Rogério 25 de julho de 2023 967 Visualizações Sem comentários

Tosse, pulmão carregado, nariz congestionado, febre, dores musculares e de cabeça e indisposição. Gripes e resfriados trazem desconfortos que afetam o dia a dia de forma bastante intensa. E no inverno, os casos se intensificam diante das características da estação, como ar seco e temperaturas mais baixas.

 

Nessas situações, além de manter uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, as plantas medicinais podem contribuir para manter o organismo mais forte e preparado para enfrentar o frio do inverno. Uma delas é o guaco, que pode aliviar os sintomas e acelerar a recuperação de gripes e resfriados. 

 

Benefícios do guaco

Na busca por mais saúde para poder curtir o frio do inverno sem se incomodar com problemas de saúde, o guaco pode ser um grande aliado. Isso porque ele proporciona inúmeros benefícios para o nosso sistema respiratório.

Também conhecido como cipó caatinga ou erva de cobra, o guaco tem sua origem na América do Sul. Por isso, é facilmente encontrado em todas as regiões do Brasil. Dentre as principais vantagens do guaco, podemos citar as suas ações expectorante, antiasmática, broncodilatadora, anti-inflamatória e supressora da tosse.

 

Sendo assim, ao promover o relaxamento das vias aéreas, as propriedades do guaco contribuem para o alívio dos sintomas de gripes, resfriados, asma, bronquite, entre outras enfermidades. 

 

Além disso, quando utilizado para a realização de gargarejos, suaviza as dores e infecções de garganta. Vale ressaltar que o guaco também pode contribuir em processos de redução de peso e de edemas. 

 

Contraindicações do guaco

Que o guaco, na forma de chá ou xarope, faz bem já é um fato. No entanto, é preciso atenção para alguns efeitos colaterais que ele pode causar diante de determinadas particularidades. Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, que têm doenças hepáticas, lactantes, gestantes e mulheres com intenso fluxo menstrual, não devem ingerir o guaco sem antes consultar um profissional de saúde. Caso ele seja consumido em excesso, também pode causar o aumento de batimentos cardíacos, vômitos e diarreia. 

 

Como o guaco pode ser consumido?

A maneira mais eficaz de consumir guaco e aproveitar seus benefícios, é através de formulações, como o é o caso do “Xarope Guaco, Guaçatonga e Mel”, da Farmácia de Manipulação Floracea.

 

Além dos benefícios do guaco, este xarope conta com os ativos extrato de própolis e guaçatonga, que juntos combatem de modo eficiente os sintomas das doenças respiratórias. Com ação antialérgica, descongestionante e antibiótica, ao estimular o sistema imunológico, este produto atua diretamente no alívio da tosse, dores de garganta e outros sintomas. 

 

Segurança e bem-estar

O guaco, assim como qualquer outra planta medicinal deve ser ingerido de forma moderada, para que os efeitos sejam positivos e as necessidades atendidas. Por esta razão, fazer um acompanhamento com profissionais de saúde especializados é essencial para que a sua saúde esteja sempre em dia, principalmente no inverno, diante das temidas gripes e resfriados.