Swipe to the left

Principais causas da constipação intestinal e como tratar

Principais causas da constipação intestinal e como tratar
Por Rogério Biopharma 15 de maio de 2023 1369 Visualizações Sem comentários

A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, é um problema comum que afeta pessoas em todo o mundo, incluindo crianças, adolescentes e adultos. Estima-se que, de 20% a 30% da população brasileira tenha algum tipo de alteração intestinal relacionada à constipação. Os grupos mais afetados são as mulheres, com 37,2% e as crianças, com 36,5% .

 

A condição é, portanto, a dificuldade em evacuar ou a diminuição da frequência das evacuações. Embora seja geralmente um problema inofensivo, a prisão de ventre pode ser desconfortável e até dolorosa para algumas pessoas. 

 

Há várias causas possíveis para a constipação intestinal, entre as mais comuns estão: 

 

- Dieta inadequada: uma dieta pobre em fibras e líquidos pode levar à constipação. As fibras ajudam a adicionar volume às fezes e a mantê-las macias, enquanto os líquidos ajudam a lubrificar o intestino para facilitar a passagem das fezes.

 

- Inatividade física: o sedentarismo pode afetar o funcionamento do intestino, pois a atividade física ajuda a estimular o movimento das fezes através do cólon.

 

-Uso de medicamentos: alguns medicamentos, como opioides, antidepressivos e anticonvulsivantes, podem afetar o funcionamento do intestino e causar constipação.

 

-Alterações hormonais: alterações hormonais durante a gravidez ou o período menstrual podem levar à constipação em algumas mulheres.

 

-Condições médicas: algumas condições médicas, como síndrome do intestino irritável, hipotireoidismo e doença de Parkinson, podem afetar o funcionamento do intestino e levar à constipação.

 

Como a prisão de ventre pode ser tratada?

O tratamento da constipação intestinal depende da causa subjacente. No entanto, existem algumas maneiras para tratá-la no dia a dia:

 

- Tenha uma dieta rica em fibras: adicionar alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, cereais integrais e nozes, à sua dieta pode ajudar a prevenir a constipação.

 

- Beba muita água: a ingestão de água na medida certa durante o dia pode ajudar a manter as fezes macias e facilitar a sua passagem; inclua também na sua dieta chás. 

 

- Pratique atividade física: a atividade física regular, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, pode ajudar a estimular o movimento das fezes por meio do cólon.

 

- Evite medicamentos que causam constipação: se você estiver tomando medicamentos que podem causar constipação, fale com o seu médico sobre a possibilidade de mudar para um medicamento alternativo.

 

- Utilize laxantes osmóticos: diferentemente dos laxantes estimulantes, os laxantes osmóticos atuam basicamente na hidratação das fezes, já que estimulam a absorção de água pelo intestino. São ótimos para atuar na regularização do intestino. 

 

A Floracea tem o PEG 4000, um laxativo osmótico, composto por (Polietilenoglicol) em Pó (À Granel). Ele se diferencia dos outros laxativos por ser insípido e inodoro, é um polímero que atua por osmose, aumentando a quantidade água no intestino, com consequente aumento do tamanho das fezes e melhora da sua consistência

 

O uso diário do PEG 4000 é seguro e efetivo e pode, inclusive, ser considerado uma opção para o tratamento da constipação em crianças e idosos, devido ao sabor. Além disso, é um agente efetivo na melhora dos sintomas e conta com a vantagem de não deixar o intestino preguiçoso. 

 

Caso os sintomas persistam, o médico deverá ser consultado. Cuide da sua saúde e conte com a Floracea no seu tratamento.